SINDICATO DOS TRABALHADORES DE SERVIÇOS DE PORTARIA, VIGILÂNCIA, LIMPEZA, DOMÉSTICAS E ACTIVIDADES DIVERSAS

80.º Aniversário do STAD - Vídeos

 
Inauguração da Sede Nacional e Regional de Lisboa do STAD
 
Sessão Comemorativa do 80º Aniversário do STAD
 
STAD - Há 80 anos a lutar por um futuro digno!

MANIFESTO AOS TRABALHADORES SOBRE OS 80 ANOS DO STAD

Cartaz site 200pxMANIFESTO

AOS TRABALHADORES SOBRE OS 80 ANOS DO STAD

O STAD, EM 1 DE NOVEMBRO, VAI CELEBRAR 80 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO!

STAD, FORÇA SINDICAL - 80 ANOS A LUTAR POR UM FUTURO DIGNO!

  1. No dia 1 de Novembro de 2021, o STAD celebra oitenta anos da sua fundação – o STAD tem oitenta anos e é um dos sindicatos mais antigos de Portugal!

O STAD chamava-se então “Sindicato Nacional dos Contínuos e Porteiros e Profissões Similares do Distrito de Lisboa” e estava totalmente integrado na estrutura sindical do regime fascista e, desde o primeiro dia da sua fundação, esteve sob o seu controlo férreo.

Porém, com a Revolução do 25 de Abril, a situação política mudou radicalmente e, no STAD, terminou definitivamente no dia 17 de Maio de 1974, data em que o nosso sindicato foi libertado do jugo da ditadura!

Nesta data, 17 de Maio de 1974, o sindicato foi finalmente colocado ao serviço dos trabalhadores, ou seja, três semanas depois da instauração da LIBERDADE em Portugal pelo MFA - MOVIMENTO DAS FORÇAS ARMADAS, o nosso sindicato definitivamente passou a estar ao serviço da Classe Trabalhadora!

  1. O fascismo, instaurado em 28 de Maio de 1926, criou a sua própria estrutura sindical e fundou os seus próprios sindicatos, designados “sindicatos nacionais”.

O objectivo do fascismo era claro: destruir a organização sindical livre que até então existia e dominar o profundo descontentamento e a justa luta da Classe Trabalhadora contra as miseráveis condições de vida em que vivia! Para conseguir concretizar este objectivo, o fascismo, em 1934, destruiu à “lei da bala” o sindicalismo livre que existia nessa época e impôs a sua estrutura sindical.

Os sindicatos livres da época resistiram - a GREVE GERAL DE 18 DE JANEIRO DE 1934 foi a última grande acção do movimento sindical livre contra o domínio dos sindicatos pela ditadura!

Depois de vários sindicalistas terem sido mortos e de centenas terem sido presos e deportados para o Campo de Concentração do Tarrafal, os trabalhadores deixaram de ter sindicatos livres para os defenderem - os “sindicatos nacionais” impostos pela ditadura estavam sob um verdadeiro domínio do regime e não eram um instrumento de defesa dos trabalhadores.

Estes “sindicatos nacionais”, juntamente com as constantes ameaças patronais, a proibição da realização de greves e a permanente repressão da PIDE (a política politica do fascismo), foram os principais instrumentos que o regime utilizava para tentar subjugar os trabalhadores e as suas justas lutas.

  1. Quando, em 1.Novembro.1941 o sindicato foi fundado, o Mundo estava em guerra, uma guerra total e brutal, a II Guerra Mundial.

Nesta guerra, iniciada em 1.Setembro.1939, o nazismo de Hitler, aliado ao fascismo de Mussolini, tentava impor aos Povos e às Nações uma Sociedade sem direitos laborais, sociais e políticos, com a economia e o Estado ao serviço total do grande patronato, sem Liberdade e sem Democracia e onde governaria um ditador cruel e desumano, a exemplo do que se passava na Alemanha, em Itália, em Espanha e também em Portugal.

A derrota do nazi-fascismo em 8.Maio.1945 terminou com a guerra - mas nela morreram mais de 50 milhões de pessoas!

Portugal tinha sido oficialmente um país neutro mas Salazar foi um verdadeiro simpatizante do nazi-fascismo!

  1. Foi neste contexto político e sindical que, em 1 de Novembro de 1941, o nosso sindicato foi fundado.

O STAD tem, pois, oitenta anos de vida, dos quais 33 sob o regime fascista e 47 em Liberdade – temos, portanto, mais anos de vida em Liberdade do que sob a tutela do fascismo.

É, pois, com um grande sentimento de elevado regozijo mas, simultaneamente, de enorme responsabilidade que comemoramos o octogésimo aniversário da fundação do STAD!

Elevado regozijo porque transformámos um “sindicato corporativo” num verdadeiro sindicato, instrumento de UNIÃO, ORGANIZAÇÃO e LUTA da Classe Trabalhadora em acção constante pela defesa dos seus interesses e a melhoria das suas condições de vida e de trabalho; enorme responsabilidade porque temos que continuar a construir e a projectar a FORÇA SINDICAL do STAD para o futuro, aumentando-a e reforçando-a!

  1. A partir da libertação do sindicato, os trabalhadores conquistaram importantes e fundamentais direitos!

Aumentos salariais, redução de horários de trabalho, direitos laborais diversos conquistados através de muitas lutas e consolidados em contratos colectivos de trabalho, cadernos reivindicativos ou outros instrumentos legais. Estas conquistas, arrancadas duramente ao patronato, melhoraram a nossa vida!

Também o próprio sindicato, enquanto organização, se reestruturou, reorganizou e estendeu a nível nacional e recorreu a novos instrumentos de acção para melhor defender os interesses da Classe Trabalhadora.

O STAD, imediatamente após a revolução de 25 Abril, integrado nas actividades da CGTP-IN, participou na luta geral pela melhoria geral das condições de vida dos trabalhadores e do Povo – primeiramente, o fim da Guerra Colonial e a descolonização, e, imediatamente em seguida, na criação de importantes serviços públicos, tais como o Serviço Nacional de Saúde e a Escola Publica. A implementação da Democracia foi outra das mais importantes conquistas de Abril – desde sempre apoiada pelo STAD!

A filiação na CGTP-IN no inicio dos anos oitenta do século passado e, já neste século, a filiação na UNI GLOBAL, a federação internacional dos nossos sectores, foram importantíssimas decisões pois juntámos a voz da nossa Classe à voz de muitos milhões de trabalhadores – e a SOLIDARIEDADE e a COOPERAÇÃO INTERNACIONAL são fundamentais para as vitórias nos nossos sectores!!

  1. O STAD que vai comemorar 80 anos em 1.Novembro.2021 é o resultado dos últimos 47 anos de um caminhar consciente, persistente, determinado e combativo de dezenas de milhares de trabalhadores e de centenas e centenas de sindicalistas ao longo dos anos e com um objectivo concreto - SEMPRE A LUTAR POR UM FUTURO DIGNO!

O STAD tem uma História de 80 anos conscientemente assumida.

O STAD é estimado pelos trabalhadores, respeitado pelos outros sindicatos e temido pelos patrões.

O STAD, com a FORÇA SINDICAL da Classe Trabalhadora, continuará, como no passado, a proteger os direitos que já foram conquistados e a arrancar ao patronato mais direitos e melhores salários, através da negociação e contratação colectiva devidamente articuladas com todos os combates sindicais que se tiverem de travar!

O STAD tem sindicalistas com vontade e capacidade de reforçar e projectar no futuro a sua FORÇA SINDICAL, aprofundando a CONSCIÊNCIA, dinamizando a UNIÃO, aumentando a ORGANIZAÇÃO e aperfeiçoando a LUTA!

O STAD, com a CGTP-IN, continuará a combater para a elevação geral das condições de trabalho dos trabalhadores e das condições de vida do Povo em Portugal!

O STAD, com a UNI GLOBAL, continuará a ser SOLIDÁRIO com os trabalhadores de todo o Mundo!

O STAD continuará a defender a LIBERDADE e a DEMOCRACIA, a JUSTIÇA e o BEM – ESTAR SOCIAL, SEMPRE!

A experiência acumulada nos últimos 47 anos de Liberdade, robustecida com o total dos 80 anos da sua fundação, garante à Classe Trabalhadora que o STAD honrará a sua História e cumprirá com os seus compromissos, SEMPRE!

  1. As comemorações do 80º. ANIVERSÁRIO do STAD decorrerão durante um ano, iniciando-se a 5.Novembro.2021 e terminando a 4.Novembro.2022.

As comemorações têm o objectivo dar ainda mais CONFIANÇA à Classe Trabalhadora – somente o STAD tem capacidade e conhecimento para defender consequentemente os interesses da Classe Trabalhadora!

STAD, FORÇA SINDICAL - 80 ANOS A LUTAR POR UM FUTURO DIGNO!

 

SEDE NACIONAL E DELEGAÇÃO DE LISBOA

Rua João da Silva Nº20

1900-098 LISBOA

Tel. 21.3463756 .3475596/9

Fax. 21 3475590

E-mail: stad_nacional@stad.pt

© 2023 STAD - Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Actividades Diversas