Mais de 300 trabalhadores de limpeza industrial estão hoje em greve e realizaram concentrações em Lisboa e em Braga, para reivindicar a aplicação de direitos, o aumento de remunerações e a melhoria de horários de trabalho.
Em Lisboa a concentração decorreu das 10h00 às 13h00 na Praça do Aeroporto, junto às chegadas, próximo da entrada do Metro.
No Aeroporto de Lisboa, os trabalhadores reivindicam à empresa Samsic a aplicação, sem reservas, do acordo de condições especificas do local de trabalho, a criação de um horário de trabalho 4x2, a criação de um subsídio de turno e a criação de um subsídio de transporte.
Em Braga reivindicam aos Serviços Sociais da Universidade do Minho que pague aos trabalhadores, directa ou indirectamente, o subsídio de Natal de 2022 e os quinze dias de trabalho realizado em Dezembro mas que não foram pagos às trabalhadoras
Os objectivos destas lutas são justos e oportunos pois os salários do Sector da Limpeza Industrial são muito baixos, o custo de vida aumenta e os trabalhadores já perderam importante percentagem de poder de compra.
Esta luta é inserida na Jornada Mundial de Acção, organizada pela UNIGLOBAL, Federação Internacional Sindical, para reivindicar justiça social para os trabalhadores de limpeza industrial.
Lisboa: Concentração de trabalhadores de limpeza industrial no Aeroporto
Braga: Concentração dos trabalhadores de limpeza dos Serviços Sociais da Universidade do Minho